
O governo brasileiro, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), inspeciona os alimentos de origem animal (carnes, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados), bebidas em geral (não alcoólicas, alcoólicas e fermentadas) e vegetais in natura.
Para essa inspeção, os laboratórios credenciados ao MAPA emitem o Certificado de Análise (COA) dos produtos, em solicitação dos fabricantes de alimentos. Os laboratórios possuem o prazo máximo de 15 dias úteis para emitir e expedir o COA a partir da data de recebimento da amostra ao laboratório.
Para a elaboração e digitação dos resultados no certificado, o MAPA exige que sejam seguidas obrigatoriamente o padrão do COA. O Ultra Lims já possui configurado o formato de layout e resultados do COA, basta o laboratório cadastrar suas matrizes, origem amostra, ensaios e legislações. Abaixo o modelo do COA emitido pelo Ultra Lims:
Para a emissão do certificado, o laboratório credenciado deverá realizar a análise por meio de técnicas confirmatórias, emitindo obrigatoriamente em via eletrônica, em formato pdf, assinado digitalmente utilizando ID digital baseada em certificado e emitida por uma autoridade de certificação (CA) ou um provedor de serviços confiável (TSP) certificado. O COA deve ser enviado para o e-mail informado na Solicitação Oficial de Análises (SOA) pelo responsável pela coleta.
Em caso de necessidade de correção ou suplementação de informações expressas em um COA, o laboratório deverá emitir novo COA contendo as correções necessárias.
O Hub Laboratorial irá substituir o COA num futuro breve. A ferramenta já está em validação.
Para mais informações do COA no Ultra Lims, solicite uma apresentação ao Comercial.