Impetus Sistemas

02 Fev 2022

Frascos e Conservantes

Laboratório

No material coletado para análise, podem existir vários compostos químicos em pequenas concentrações ou com alto índice de instabilidade, esses podem ser perdidos de forma total ou parcial com a utilização de procedimentos inadequados de amostragem, frascaria e conservação. Dessa forma, a utilização de conservantes, seleção adequada dos frascos e forma de armazenamento tem como objetivo evitar a deterioração de amostras ambientais.



Algumas das consequências da utilização incorreta das técnicas de preservação são as alterações nas estruturas químicas das substâncias e ação biológica, como por exemplo: a precipitação dos metais em hidróxidos, formação de complexos com outros compostos presentes na amostra, mudança do estado de oxidação dos ânions e cátions. Além disso, os constituintes solúveis podem ser convertidos em matérias orgânica e liberados na solução.



Para cada parâmetro analítico, os frascos e conservantes são muitas vezes únicos e quando não são respeitados são responsáveis pelas interferências nos resultados. Dessa maneira, no sistema Ultra Lims é possível configurar quais são os frascos, conservantes e volumes necessário para análise de cada ensaio. Realizado o vínculo entre essas informações, elas são impressas nos PDFs utilizados em coleta, etiquetas de frascos e podem ser conferidas no recebimento, gerando não conformidades quando coletas conservação forem incorretas.



 









 



 



Com as informações de frascos, conservantes e armazenamento disponíveis desde o colaborador que prepara os frascos, passando pelo técnico de amostragem até o analista de laboratório, os problemas recorrentes serão solucionados com a gestão desses dados através do Ultra Lims.



Para conhecer mais sobre essas funções, solicite uma apresentação.



Seja Ultra!



 



Whatsapp