Impetus Sistemas

09 Nov 2021

Cálculo dos limites de tolerância para poeira (NR15)

Laboratório

      Trabalhar em condições insalubres é um dos principais motivos que causam alterações na execução e na saúde dos colaboradores. O ambiente insalubre é proveniente de processos que produzem gases, vapores, poeira, fumaça, névoa e outras substâncias sólidas, líquidas ou químicas. Dessa maneira, o monitoramento das condições do ar é essencial para prevenir doenças graves em trabalhadores expostos a essas diferentes substâncias nocivas.



        No caso específico da poeira que pode conter Sílica Livre Cristalina, a Norma Regulamentadora (NR-15) não especifica o limite de Sílica Livre Cristalina, mas sim uma fórmula para o cálculo do limite de tolerância (LT) da amostra de poeira em função do seu teor de Sílica Livre Cristalina.



          O cálculo dos limites de tolerância para poeira mineral é simples e está disponível no anexo 12 da NR-15, sendo determinado tanto a Fração Total quanto a Fração Respirável de poeira. Entretanto, primeiro é necessário a análise e obtenção da porcentagem de sílica no ar.



 



A partir do resultado de sílica, a norma cita duas fórmulas de cálculo:



 




  • Equação 1 - Cálculo do LT para Poeira Respirável (PR)





LT PR mgm3=8(% quartzo+2)



 




  • Equação 2 - Cálculo do LT para Poeira Total (PT)



 



LT PT mgm3=24(% quartzo+3)



 



      Buscando a automatização de processos, o sistema Ultra Lims disponibiliza o recurso do cálculo de VMP (Limite Máximo Permitido) diretamente no cadastro da legislação. Ou seja, uma vez configurado as fórmulas acima, o sistema irá calcular e apresentar o limite de tolerância correspondente.







 



       Rápido, automático e de forma segura, o limite dos parâmetros de Poeira Respirável e Poeira Total são calculados e podem ser impressos no relatório de ensaio.



 



      Para conhecer mais sobre essas funções, solicite uma apresentação.



      Seja Ultra!



Whatsapp