;
Amostragem de Ar Ambiente utilizando o Aplicativo Ultra Lims
07, October 2021

Amostragem de Ar Ambiente utilizando o Aplicativo Ultra Lims

A qualidade do ar é tão importante que o Brasil possui diversas diretrizes orientativas sobre o assunto, para tal, esse artigo visa apresentar os aspectos e as boas práticas relacionadas as coletas de Ar Interno, se espelhando na principal legislação vigente: Resolução 09, de 16 de janeiro de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como também apresentar o aplicativo de coleta Ultra Lims e seu funcionamento para esse tipo específico de atividade.

Parte integrante do processo analítico, a amostragem é uma das etapas mais importantes dentro do fluxograma de processo de análise de uma amostra. Essa atividade deve ser sempre realizada por profissionais capacitados e devidamente treinados, visando não interferir nos resultados obtidos.

Um ponto comum sobre a realização das coletas de ar interno é o fato de alguns locais serem de difícil acesso, complicando assim a leitura e a verificação dos dados coletados. Além disso, existe o fator de como esses coletores repassam tais dados para o laboratório, geralmente via fichas de coletas impressas, que ocorre principalmente em laboratórios não automatizados, atrasando o processo e diminuindo a rentabilidade do serviço prestado.

Para a realização da amostragem de qualidade do ar interno, existe uma série básica de análises que devem ser realizadas, elas são; Identificação dos fungos, CO2, aerodispersóides, temperatura, umidade e a velocidade do ar. Para cada tipo de análise mencionada, existe também um tipo específico de método, forma de amostragem e equipamento utilizado como, por exemplo, para a medição de fungos, onde é necessário utilizar o equipamento chamado impactador bioaerosol tipo Andersen Aeris, além das placas de petri,

                                                   

Figura 1:  Kit Impactador Bioaerosol tipo Andersen - CF-6

 

E para a captação de aerodispersóides necessita de porta-filtros ou também chamados cassetes:

                                 

Figura 2: Cassete de 3 sessões

 

Tudo isso parece bastante complexo e trabalhoso, porém pensando nessas e em todas as demais precauções que a gestão do laboratório enfrenta diariamente no processo de amostragem, o sistema Ultra Lims criou um aplicativo de coletas:

                                                  

Figura 3: App de Coletas

 

Todo laboratório que usufruir deste App, terá a garantia da rastreabilidade de todos os resultados realizados in loco, como inclusive a verificação dos profissionais que participaram de todo processo de coleta, vinculação das coordenadas geográficas do local de amostragem e a possibilidade de registrar fotos dos pontos amostrados.

Figura 4: Tela do App de coletas com o ponto e ensaios que precisam ser coletados

 

Entre outras funções já citadas, com sua utilização também é possível vincular e realizar a configuração dos equipamentos necessários para a leitura, realizar a digitação direta dos resultados obtidos, escolher os insumos utilizados para a execução dos ensaios e repassar rapidamente esses resultados para o laboratório.

               

Figura 5: Tela do App de coletas com a seleção de condições ambientais e equipamento utilizado na coleta

 

O app, também tem por finalidade um objetivo sustentável, contribuir com o meio ambiente diminuindo drasticamente a utilização dos papeis impressos pelo laboratório relacionados a amostragem.

A usabilidade do App de Coletas traz, ao setor logístico do laboratório, um recurso prático, intuitivo e repleto de recursos tecnológicos, proporcionando uma amostragem ágil, segura e automatizada.

Noticias relacionadas