;
Certificado de Qualidade de Combustíveis
07, October 2021

Certificado de Qualidade de Combustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, atua ininterruptamente para a melhoria da qualidade dos combustíveis derivados de petróleo, do gás natural, do biodiesel e do etanol combustível. 

Para isso, a ANP fica responsável por regular e fiscalizar as atividades que integram a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil. Além de especificar as características físico-químicas, que garantem que os combustíveis tenham a qualidade mínima necessária para o desempenho esperado e realiza permanentemente monitoramento da qualidade desses produtos nos pontos de vendas. 

As normas da ANP são seguidas e certificadas pelos laboratórios de análises químicas que estão localizados, normalmente, dentro das refinarias. E a ANP mantém programas interlaboratoriais para verificação permanente do desempenho dos laboratórios contratados para o controle da qualidade dos combustíveis e lubrificantes em todo o país.

O trabalho de controle de qualidade nos laboratórios faz parte de um processo de produção periculoso, complexo, contínuo e coletivo. Todos os produtos da refinaria, assim como produtos intermediários e próprio petróleo bruto, passam por análises de certificação de qualidade, para averiguar as propriedades físico-químicas do produto que será vendido ou que será utilizado em outros processos de produção dentro da refinaria.

            Mas como deve ser emitido o certificado de qualidade? Segundo a ANP, o documento da qualidade deve conter as informações e os resultados dos ensaios físico-químicos dos produtos analisados, conforme estabelecido em cada regulamentação específica da ANP para estes produtos.

            O Certificado da Qualidade pode ser emitido na Origem (CQO), no Destino (CQD) e pode haver o Certificado Complementar da Qualidade (CCQ), que complementa o CQD na avaliação da conformidade do produto importado.

 No Ultra Lims, o relatório é emitido com os dados de contratação e dados de amostragem como, respectivamente, razão social e tipo de matriz. E seus resultados podem informar, além o resultado analítico, qual é a legislação seguida, a unidade de medida considerada, valores de incerteza, limite de quantificação e limite de detecção, assim como a data de realização do ensaio.

O software permite, ao usuário, realizar a conferência mediante aos limites estabelecidos pela própria diretriz da especificação, garantindo a segurança nas análises e avisando caso tenha algo fora.

Também é possível agrupar os resultados de mais de uma amostra em um mesmo relatório ou certificado, além de customizar o cabeçalho e rodapé. Todos os relatórios no Ultra Lims possuem controle de versionamento e data de emissão, e a opção de assinaturas digitais e eletrônicas.

 A seguir um exemplo de relatório com amostra de Etanol Anidro:

Para conhecer mais sobre a ANP ou ficar por dentro das últimas notícias e boletins de qualidade dos combustíveis, acesse: https://www.gov.br/anp/pt-br

Noticias relacionadas