;
Gerenciamento de Insumos
20, May 2021

Gerenciamento de Insumos

Os insumos necessitam de controle de qualidade, pois a falta dela pode interferir no processo.

Na área farmacêutica, a Anvisa realiza fiscalizações referente a qualidade, fornecedores e documentação, a fim de identificar irregularidades que possam vir a impactar a qualidade do processo final.

Substâncias que possam ter ação no sistema nervoso central e que causam dependência psíquica ou física, necessitam de um maior controle. De acordo com o Art. 36 da Portaria nº 240 de 12 de março de 2019, os produtos químicos, quando em estoque ou armazenados, deverão ser devidamente identificados para fins de controle e fiscalização, respeitadas as normas específicas de segurança. 

Além do controle de qualidade de insumos, é essencial o controle de estoque deles. Controlar o estoque faz com que haja uma maior organização, possibilitando visualizar os produtos que estão parados, vencidos, ou até mesmo que precisam ser adquiridos, para que ocorra a rotina normalmente. Fazendo com que o laboratório consiga atender e satisfazer as necessidades dos clientes.

No Ultra Lims, é possível realizar desde o controle de qualidade dos insumos, assim como, se preciso, definir por qual órgão é controlado (Polícia Federal, Polícia Civil e Exército)  e emitir um certificado com todas as informações necessárias.

O controle de estoque também pode ser realizado através do software, onde além de indicar as quantidades presentes no estoque, é possível armazenar todas as informações necessárias sobre o insumo (Unidade de medida, data de validade, concentração, dados químicos, localização, etc.).

Essas funcionalidades do sistema irão otimizar a rotina do laboratório, bem como, o armazenamento e qualidade de cada produto.

Vem ser Ultra!

Escrito por Gabriela Santana (Qualidade)

Noticias relacionadas